Gabinete da Primeira Dama

Bem-Vindo ao Portal da Primeira-Dama!
23 de Abril de 2014, 22:33

Buscar
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Página inicial  >  Primeira-Dama
Publicação 14.04.2011 às 16:02

Primeira Dama: Que função é esta?

Sandra Genro
Sandra Genro - Foto: Beliza Boniatti

Não recebeu nenhum voto, mas, a partir de 1° de janeiro tem gabinete, assessores, e certamente gera expectativas na população do Rio Grande do Sul, a respeito do que fará como contraprestação à sociedade que na verdade banca a sua estrutura e representação.

Durante todo o período em que o Tarso ocupou cargos administrativos, continuei exercendo a Medicina, na área da Radiologia. As suas situações de responsabilidade pública não mudaram em nada o meu envolvimento com o trabalho. Continuei a cumprir as tarefas que habitualmente me eram exigidas pelo contrato.

Nunca fiz campanha política no meu local de trabalho. Nem para o Tarso, nem para Luciana e isso sempre me caracterizou. Essa postura na minha atividade profissional nunca me impediu, porém, de ter opinião e posição política ao lado dos dois.

Em 2008, já com tempo de contribuição que me permitia pedir aposentadoria, após trinta e três anos de Hospital de Clínicas, resolvi dar outro rumo na minha vida e fui a campo tratar de realizar um sonho, o de me ligar à arte...

Considerando a minha história profissional, achei que a arte mais próxima de mim e possível de desenvolver, que eu já conhecia e admirava há longo tempo, era a fotografia. Como o Tarso bem definiu, antes fotografava o interior das pessoas, agora fotografaria o exterior. Aprendi também que esse “exterior” sempre traz, também, algo que vem de dentro de cada um. É uma experiência muito rica e que me gratifica muito.

Hoje creio que tenho um novo desafio: estar junto ao governo do Tarso, exercendo minhas funções com respeito e dedicação. Resolvemos que minha participação seria como parceira e não protagonista. Parceira de todas as secretarias e estruturas de governo que considerem o meu apoio e representação necessários e úteis para alguns de seus projetos e ações de interesse público.

Assim, a partir de 1° de janeiro, vou ocupar um pequeno espaço no Palacinho, com poucos assessores, e estarei à disposição dos mais diversos projetos, seja na área da saúde, educação, direitos humanos, cultura, enfim, onde eu for chamada a colaborar com a minha presença.

O próximo governo do Rio Grande será de forte impacto positivo na nossa vida democrática, agora renovada. Vale a pena participar desta utopia de mudança, coesão e esperança.

 Sandra Genro

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sandra Genro nasceu em Santa Maria, RS, em 11.03.1949.

Cursou medicina na UFSM, formando-se em 1972. Em 1969 casou com Tarso Genro, advogado recém formado, e tiveram a primeira filha, Luciana, em 1971, que hoje, após três mandatos no Legislativo, é formada em advogacia e atua como professora em um curso pré-vestibular.

Quando Luciana tinha apenas 13 dias, Tarso, perseguido pela ditadura militar brasileira, foi para o exílio em Rivera, no Uruguai, só retornando em final de 1972.

Em 1973 o casal mudou-se para Porto Alegre para que Sandra cumprisse residência médica em Radiologia, fazendo parte da primeira turma de residentes dessa área do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Em 1980, Tarso e Sandra tiveram outra filha, Vanessa, médica como a mãe, com especialização em ginecologia, trabalhando hoje na área de fertilização “in vitro”.

Sandra trabalhou durante 33 anos como radiologista e, então, optou por se aposentar para acompanhar Tarso quando foi morar em Brasília. Lá dedicou-se a estudar fotografia, tendo já feito algumas exposições do seu trabalho nesta nova área.

Gabinete da Primeira Dama
Av. Borges de Medeiros, 1945 - 90110-900 - Porto Alegre - RS - (51) 32260122
www.primeiradama.rs.gov.br     |     gpd-rs@gpd.rs.gov.br
Siga-nos
  • Nota Fiscal Gaúcha
  • memorial da legalidade
  • Participa RS
Agenda
Dia - 23/04
  • Sem eventos para o dia
 
Gabinete da Primeira Dama     |      Desenvolvido pela PROCERGS
Expediente
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete da Primeira-Dama
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1945
CEP: 90110-900
Telefone: (51) 32260122
Porto Alegre - RS
Logotipo
localizar
Se desejar enviar este conteúdo para mais de um destinatário,
separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.
Campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
*Nome do remetente
*E-mail do remetente
*E-mail(s) destinatário(s)
Mensagem
Limpar formulário
Enviar formulário
Gabinete da Primeira Dama
Av. Borges de Medeiros, 1945 - 90110-900 - Porto Alegre - RS - (51) 32260122
www.primeiradama.rs.gov.br     |     gpd-rs@gpd.rs.gov.br
Logotipo
localizar
Gabinete da Primeira Dama
Av. Borges de Medeiros, 1945 - 90110-900 - Porto Alegre - RS - (51) 32260122
www.primeiradama.rs.gov.br     |     gpd-rs@gpd.rs.gov.br